SENSOR DE FIBRA ÓPTICA PARA MEDIÇÃO SIMULTÂNEA DE TEMPERATURA E NÍVEL DE ÓLEO EM TANQUES DE PRODUÇÃO TERRESTRE

Resumo: Este projeto propõe investigar um novo tipo de sensor que aplique tecnologia de fibra óptica para projetar, construir e caracterizar um sensor dedicado à medição simultânea da temperatura e do nível de óleo em tanques de produção de poços terrestres. O objetivo é obter ao final um protótipo do sensor que realize a monitoração da temperatura e do nível de óleo no tanque, com precisão de décimos de grau Celsius na temperatura e milímetros no que se refere ao nível medido.
Uma justificativa para a realização deste projeto está no grande interesse científico e tecnológico em desenvolver sensores em fibras ópticas em colaboração com setores da indústria que operam em áreas com forte potencial para a aplicação destes sensores em substituição a elementos de medição convencionais. Esses dispositivos em fibra apresentam um enorme potencial para inovação e são versáteis no que se refere às possibilidades de aplicação que vão desde áreas de monitoramento ambiental até a sua utilização em sistemas de potencia, na monitoração de estabilidade de estruturas usadas na engenharia civil, além de exemplos de sensores de temperatura e pressão na indústria de petróleo.

A realização deste projeto cria a oportunidade de potencializar sinergias científicas e tecnológicas na procura de soluções eficazes para a monitoração, em larga escala, de sistemas sensores convencionais, como é o caso dos tanques de óleo. Além disso, desenvolver protótipos com insumos produzidos no Brasil ou com alto grau de nacionalização.

Outra justificativa importante é a “escalabilidade” que se pode obter com o sensoriamento a partir de fibra óptica. Tendo-se desenvolvido um protótipo e a sua operação em campo, é possível expandir o sensoriamento a partir de uma rede de sensores cobrindo uma vasta área de monitoração. A grande extensão que a exploração de petróleo em terra exige, um sistema de sensoriamento distribuído faz-se necessário.

Data de início: 01/10/2012
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARIA JOSE PONTES
Pesquisador ANSELMO FRIZERA NETO
Pesquisador MOISÉS RENATO NUNES RIBEIRO
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910