Proteção de redes com elevada integração de geração distribuída
Resumo: Identificar e localizar faltas rápida e corretamente é uma das premissas para a operação econômica e confiável dos Sistemas Elétricos de Potência (SEP). Assim a operação dos Sistemas de Proteção visa restabelecer o fornecimento de energia elétrica em tempo compatível com as exigências do conjunto de consumidores afetados pela interrupção ou a identificação de defeitos latentes que podem vir a comprometer a integridade do sistema e a segurança da população.
A eficiência operacional no setor elétrico, no entanto, é um grande desafio, dadas as inúmeras modificações ocorridas nas últimas décadas. A disseminação de cargas sensíveis e não-lineares, a regulação criteriosa sobre qualidade de energia e, principalmente, a penetração de Geração Distribuída (GD) nos sistemas de distribuição demandam novos estudos para a readequação dos sistemas de controle, comunicação e proteção, a fim de realinhar a operação aos novos cenários. Estes fatos têm colaborado para o recente surgimento de novos conceitos de operação, como apontado nas discussões sobre as Redes Inteligentes (Smart Grids) e Microrredes (Microgrids), que remetem a um maior investimento em infraestrutura de suporte, principalmente na parte de telecomunicações.
A utilização de IEDs (Intelligent Electronic Devices), como os relés digitais, e o vertiginoso processo de digitalização dos SEP no Brasil e ao redor do mundo abrem espaço para o desenvolvimento de soluções modernas e mitigação de problemas antes insolúveis. Nesta direção, este projeto de pesquisa se posiciona como difusor das práticas de Proteção Digital, bem como motivador para o desenvolvimento de técnicas avançadas e investigação de novos problemas. Sempre buscando ampliar a fronteira do conhecimento.
Data de início: 04/01/2021
Prazo (meses): 96
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | OURESTE ELIAS BATISTA |