Uma Proposta de Solução para Levantamento do Inventário dos Elementos de Rede em Redes Ópticas de Transporte

Nome: RAFAEL CAMPANHARO FAVORETO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/08/2014

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANILTON SALLES GARCIA Orientador
ANTONIO MANOEL FERREIRA FRASSON Examinador Interno
JOAQUIM CELESTINO JUNIOR Examinador Externo
MAXWELL EDUARDO MONTEIRO Coorientador

Resumo: As demandas por serviços de telecomunicações multimídia, garantia de QoS (Quality of Service) e mecanismos de gerenciamento e controle direcionam a evolução da rede de núcleo para adoção da tecnologia OTN (Optical Transport Network) como solução de rede de transporte.
Para conduzir a evolução da tecnologia OTN a ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunications Standardization Sector) estabelece uma série de recomendações, dentre elas, as específicas para o plano de gerenciamento de redes. Essas, por sua vez, apresentam deficiências no que se referem ao levantamento do inventário dos objetos gerenciados definidos pelas normas da ITU-T.
A ITU-T define a representação dos elementos de rede em caráter funcional, mais especificamente como módulos de Funções Atômicas. Contudo, a falta de clareza na implementação das Funções Atômicas e a carência de integração com as representações físicas dos elementos de rede implica na omissão, por parte dos diversos fabricantes, da implementação dos mecanismos recomendados em norma.
Esta dissertação tem como objetivo geral apresentar uma proposta de solução para o levantamento do inventário dos elementos de rede em redes OTN abrangendo de forma integrada as representações funcional e física do elemento de rede, além de possibilitar aos diversos fabricantes a aderência às normas da ITU-T bem como oferecer ao operador de rede a configuração dos componentes de uma forma mais intuitiva.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910