Montagem e Modelagem de um Grupo Gerador Síncrono - Turbina Hidráulica para seu Estudo e Operação em Micro Centrais Hidroelétricas para Pequenos Sistemas Isolados

Nome: ALVARO CHRISTIAN MONTAÑO SAAVEDRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/05/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JOSE DENTI FILHO Orientador
JUSSARA FARIAS FARDIN Examinador Interno
MARCELO LUCAS PEREIRA MACHADO Examinador Externo

Resumo: O trabalho apresenta a montagem e modelagem de uma planta formada por uma turbina hidráulica e um gerador síncrono para seu funcionamento como parte de uma Micro Central Hidroelétrica (MCH) para pequenos sistemas isolados.
Uma vez feita a montagem da planta, partiu-se para o desenvolvimento de um modelo empírico do processo, na forma de curvas de reação, obtidas utilizando-se a técnica de resposta ao degrau; e que possibilitou a aproximação das variáveis principais envolvidas para um modelo de primeira ordem com tempo morto.
Depois de obtidas as funções de transferência da planta, projetou-se um controlador PID com a finalidade de manter a tensão de saída do gerador num valor de referência adequado para a sua distribuição na rede elétrica no sistema isolado.
Com a finalidade de validar os resultados obtidos nas simulações, obtiveram-se curvas de resposta do sistema real em laboratório e compararam-se ambas as respostas, dando um resultado satisfatório e muito parecido.
Estes resultados servirão como base para futuros estudos nas áreas de controle de velocidade (ou governador de carga) e estabilidade do sistema, entre outros, no campo das MCHs para pequenos sistemas isolados.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910