Uma Proposta de Serviços Semânticos Ralacionada ao Autogerenciamento em Redes Ópticas de Transporte
Nome: MAXWELL EDUARDO MONTEIRO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 20/08/2010
Banca:
Nome | Papel |
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ANILTON SALLES GARCIA | Orientador |
JORGE MOREIRA DE SOUZA | Examinador Externo |
JOSÉ CARLOS MALDONADO | Examinador Externo |
JOSÉ GONÇALVES PEREIRA FILHO | Examinador Interno |
RICARDO DE ALMEIDA FALBO | Examinador Interno |
Resumo: O presente trabalho identifica que dentro da disciplina da Gerência de Redes de
Telecomunicações o paradigma do Autogerenciamento apresenta um grande
potencial para diminuir o tempo de maturação entre a aquisição de uma tecnologia e
a oferta de serviços sobre ela. Entretanto, uma análise da literatura clássica sobre a
Gerência de Redes e sobre o estado da arte do Autogerenciamento revela que tanto
as técnicas e mecanismos consolidados quanto as mais recentes contribuições não
proporcionam a interoperabilidade e o reúso entre as entidades heterogêneas de
gerência das Redes de Telecomunicações. Esses gaps impedem avanços na
direção de um princípio básico do Autogerenciamento: o estabelecimento de um
ecossistema de autogerenciamento.
Em resposta a essa lacuna, esta tese propõe uma arquitetura de software cujo
objetivo é facilitar a criação de sistemas de Autogerenciamento, conferindo-lhes a
oportunidade de estabelecer um ecossistema com as características
interoperabilidade e reúso, através da integração semântica apoiada em uma
ontologia sobre Redes de Transporte. Ao especificar preliminarmente o Provedor de
Serviços Semânticos da Gerência de Redes de Transporte, principal elemento da
arquitetura, evidencia-se que um ponto chave para a contribuição pretendida é o uso
de ontologias. Sua capacidade de compartilhamento dos conceitos de um domínio,
de extensão e de inferência lógica a tornam uma poderosa ferramenta para a
constituição do ecossistema de Gerência de Redes. Embora seja delimitado um
escopo de desenvolvimento no qual o Provedor de Serviços Semânticos da
Gerência de Redes é especializado para as Redes de Transporte, uma maior
atenção é dispensada à Ontologia das Redes de Transporte ITU-T G.805. Nessa
condição, não é apresentada uma Implementação de Referência para a arquitetura
proposta, mas sim uma implementação experimental, através de um protótipo de
software. Essa implementação experimental ratifica a viabilidade da proposta e o
potencial da mudança de paradigma na criação de sistemas de Autogerenciamento.