Estudo de estágio CC-CC bidirecional com processamento parcial de energia de um SST aplicado em carregamento Extrem Fast Charging de Veículos Elétricos
Nome: DUARTE MANUEL DO SACRAMENTO RAPOSO
Data de publicação: 06/06/2025
Banca:
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Papel |
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DOMINGOS SAVIO LYRIO SIMONETTI | Examinador Interno |
RENNER SARTÓRIO CAMARGO | Examinador Externo |
WALBERMARK MARQUES DOS SANTOS | Presidente |
Resumo: Esta dissertação abordou o desenvolvimento de uma solução para carregamento ultrarrápido de veículos elétricos (XFC), por meio de uma estrutura baseada em Processamento Parcial de Potência (PPP), que integra dois conversores: o CLLLC ressonante bidirecional e o intercalado trifásico. O Controle Preditivo Baseado em Modelo (MPC), aliado à aplicação da teoria de Back-EMF, foi
implementado como estratégia de controle central em ambas as topologias. O sistema proposto demonstrou elevada eficiência, bom desempenho dinâmico. A arquitetura modular e bidirecional, operando em alta frequência, mostrou-se adequada às demandas do XFC, contribuindo para a redução de perdas e melhoria da confiabilidade do sistema. A proposta configura-se, assim, como uma alternativa promissora e escalável para futuras estações de recarga de veículos elétricos com requisitos de alta potência e desempenho.