A Socially Assistive Robot Integrated with Serious Games for Therapies with Children with Autism Spectrum Disorder and Down Syndrome
Nome: JOAO ANTONIO CAMPOS PANCERI
Data de publicação: 29/05/2025
Banca:
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Papel |
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ADRIANO OLIVEIRA ANDRADE | Examinador Externo |
ANDRÉS ALBERTO RAMÍREZ DUQUE | Examinador Externo |
ELIETE MARIA DE OLIVEIRA CALDEIRA | Examinador Interno |
NICOLÁS JACOBO VALENCIA JIMÉNEZ | Examinador Externo |
TEODIANO FREIRE BASTOS FILHO | Presidente |
Resumo: Este trabalho apresenta um novo robô socialmente assistivo chamado MARIA T21 (sigla para "Robô Autônomo Móvel para Interação com Autistas", acrescido do acrônimo T21, que significa "Trissomia do Cromossomo 21", utilizado para designar
indivíduos com síndrome de Down). Este novo robô foi proposto para ser utilizado por crianças com síndrome de Down (SD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para a melhoria da propriocepção, equilíbrio postural e marcha, além de auxiliar em terapias psicossociais e cognitivas. O robô utiliza como inovação um mini projetor de vídeo embutido, capaz de projetar jogos sérios no chão ou em mesas, tornando as terapias tradicionais mais divertidas para essas crianças e criando um efeito motivador e facilitador tanto para as crianças quanto para os terapeutas. Os jogos sérios foram desenvolvidos em Python por meio da biblioteca Pygame, considerando bases teóricas da psicologia comportamental voltadas a essas crianças. Sensores como o LIDAR (Light Detection and Ranging) e câmeras são utilizados para detectar a presença das crianças e identificar seus movimentos para executar as brincadeiras. Todo o sistema é integrado ao robô por meio do Sistema Operacional de Robôs (ROS). Sessões experimentais foram realizadas com crianças diagnosticadas com TEA, com idade entre 4 e 13 anos, e com crianças diagnosticadas com SD, com idade entre 5 e 18 anos. Essas sessões ocorreram em três instituições especializadas: AMAES Vitória, APAE Vila Velha e APAE Vitória. Importantes resultados da interação criança-robô foram obtidos, conforme demonstrado
pela aplicação das métricas: Goal Attainment Scale (GAS) e a System Usability Scalea (SUS).