Coordenação de Carregamento de Veículos Elétricos Através de Simulação em Tempo Real e Otimização pelo Método de Algoritmos Genéticos

Nome: LUCAS CASTRO DE REZENDE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AUGUSTO CÉSAR RUEDA MEDINA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AUGUSTO CÉSAR RUEDA MEDINA Orientador
CLAINER BRAVIN DONADEL Examinador Externo
HÉLIO MARCOS ANDRÉ ANTUNES Examinador Interno

Resumo: Nos últimos anos, a preocupação em relação ao uso da energia de fontes limpas aumentou consideravelmente, resultando em diversas novas tecnologias e modelos de sistemas a fim de amenizar o efeito estufa relacionado à queima de combustíveis fósseis. Os veículos elétricos (VEs) e os geradores distribuídos (GDs) a partir de fontes renováveis são apontados como soluções para o problema; entretanto, a sua implementação no sistema pode causar adversidades no sistema de potência, caso feito de forma descoordenada. Neste presente estudo, teve-se o objetivo de elaborar uma solução a partir do uso do Método de Algoritmos Genéticos (AG), com auxílio do software A Mathematical Programming Language (AMPL) para obter um algoritmo que coordene, de forma otimizada, tanto o carregamento dos VEs, quanto a potência fornecida de cada GD em cada período de tempo, de forma a respeitar os limites operativos e de segurança do sistema de distribuição de energia elétrica, dos VEs e dos GDs. O método mostrou resultados satisfatórios em sua aplicação e reduziu o custo do sistema em aproximadamente 12,19% em relação ao sistema sem GDs e VEs. Na segunda etapa da pesquisa, foram apresentados métodos de paralelização de hardware, que consiste em aplicar tarefas específicas para um hardware dedicado, aumentando a velocidade de computação. A partir das demonstrações, foi aplicado em um AG e observado que, de fato, há ganhos consideráveis na velocidade de processamento, sendo um alternativa viável para implementar em conjunto com os AG.
Palavras-chave: Algoritmos Genéticos; Carregamento Coordenado; Geração Distribuída; Simulação em tempo real; Veículos Elétricos; Harware-in-the-loop; High-Level Synthesis; Métodos de paralelização de hardware.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910