Coordenação de Carregamento de Veículos Elétricos Através de Simulação em Tempo Real e Otimização pelo Método de Algoritmos Genéticos
Nome: LUCAS CASTRO DE REZENDE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/08/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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AUGUSTO CÉSAR RUEDA MEDINA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AUGUSTO CÉSAR RUEDA MEDINA | Orientador |
CLAINER BRAVIN DONADEL | Examinador Externo |
HÉLIO MARCOS ANDRÉ ANTUNES | Examinador Interno |
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação em relação ao uso da energia de fontes limpas aumentou consideravelmente, resultando em diversas novas tecnologias e modelos de sistemas a fim de amenizar o efeito estufa relacionado à queima de combustíveis fósseis. Os veículos elétricos (VEs) e os geradores distribuídos (GDs) a partir de fontes renováveis são apontados como soluções para o problema; entretanto, a sua implementação no sistema pode causar adversidades no sistema de potência, caso feito de forma descoordenada. Neste presente estudo, teve-se o objetivo de elaborar uma solução a partir do uso do Método de Algoritmos Genéticos (AG), com auxílio do software A Mathematical Programming Language (AMPL) para obter um algoritmo que coordene, de forma otimizada, tanto o carregamento dos VEs, quanto a potência fornecida de cada GD em cada período de tempo, de forma a respeitar os limites operativos e de segurança do sistema de distribuição de energia elétrica, dos VEs e dos GDs. O método mostrou resultados satisfatórios em sua aplicação e reduziu o custo do sistema em aproximadamente 12,19% em relação ao sistema sem GDs e VEs. Na segunda etapa da pesquisa, foram apresentados métodos de paralelização de hardware, que consiste em aplicar tarefas específicas para um hardware dedicado, aumentando a velocidade de computação. A partir das demonstrações, foi aplicado em um AG e observado que, de fato, há ganhos consideráveis na velocidade de processamento, sendo um alternativa viável para implementar em conjunto com os AG.
Palavras-chave: Algoritmos Genéticos; Carregamento Coordenado; Geração Distribuída; Simulação em tempo real; Veículos Elétricos; Harware-in-the-loop; High-Level Synthesis; Métodos de paralelização de hardware.