Summary: Trata-se de um projeto para desenvolver um Controlador Semafórico com apacidade para processamento de vídeo embarcado, o primeiro do mercado brasileiro com essa tecnologia. Será um controlador de grande porte, para controle de interseções cujas necessidades de controle sejam complexas pelas características da via ou pela quantidade de semáforos a serem controlados. Contará com o que há de mais moderno em eletrônica para torná-lo extremamente
seguro, sendo, nesse quesito, o controlador mais moderno no Brasil. Deverá contar com a capacidade para se comunicar com centrais de tráfego utilizando protocolos de comunicação abertos consagrados no mundo para controle de tráfego em tempo fixo e em tempo real, como o UTMC2, o que proporcionará, inclusive, a sua comercialização em mercados internacionais, como a América Latina. Além disso, ele deverá atender completamente as especificações técnicas da CET-SP para controladores semafóricos e obter, após o seu
esenvolvimento, a homologação por esse órgão, o que possibilitará a sua comercialização em São Paulo, o maior mercado de controladores semafóricos do Brasil, cujas especificações servem de bases para muitas licitações de controladores em território nacional. O trânsito, como sabemos, é um organismo vivo e está sempre se modificando. E com as demandas sempre crescentes nas vias, cidades de todos os tamanhos precisam contar com algoritmos inteligentes para controle de
tráfego que se baseiam no fluxo de veículos para adequar, a todo momento, as programações semafóricas de forma a melhor atender a todos e manter a coordenação nos grandes corredores de tráfego na cidade. Tais algoritmos dependem de dados de detectores veiculares, como laços indutivos instalados sob o pavimento ou o que se chama de laço virtual, um detector de veículos por câmeras. Os laços indutivos, apesar de relativamente baratos, costumam apresentar falhas constantes por estarem sob o solo sofrendo pressões do tráfego sobre a via, o que muitas vezes inviabiliza o controle semafórico inteligente baseado neles para detecção de veículos. Os detectores por câmeras se tornam, então, a melhor alternativa, porém o custo direto de instalação destes detectores é alto. Todos os controladores semafóricos no mercado brasileiro atual dependem de câmeras capazes de processar vídeo e, na maioria das vezes, de softwares analíticos de vídeo para detecção de veículos produzidos por terceiros e/ou importados, bem como de hardwares extras para fazer a integração entre as câmeras e os controladores semafóricos. Por isso, o custo de implantar um sensoriamento completo das principais vias de uma cidade é impeditivo para muitas cidades, mesmo as com grande demanda de tráfego. O que o controlador proposto neste projeto tem como diferencial de inovação é trazer das câmeras para o próprio controlador toda a inteligência necessária para processar vídeo e detectar veículos. Dessa forma o custo de tal
inteligência é dividido para todas as câmeras do cruzamento. Com isso, como as câmeras não precisarão mais contar com capacidade para processar vídeo, elas podem ser substituídas por câmeras mais simples com custo significativamente menor. Placas de interface e outros hardwares para integração entre câmeras e controlador também se tornam desnecessários: agora uma simples rede IP garantirá que as informações dos streams de vídeo cheguem ao controlador para serem processadas. Por fim, outro diferencial inovador desse controlador virá com o desenvolvimento de softwares analíticos de vídeo próprios, para fornecer muito mais do que a simples contagem de veículos para os
seus usuários. O controlador contará com analíticos para detecção, classificação e rastreamento de veículos e proporcionará o acesso a informações importantes de uma via como a sua taxa de ocupação das vias e a velocidade média real dos veículos que por ali transitam a todos os momentos do dia, todas essas informações de extrema importância para os responsáveis por planejar o trânsito em uma cidade e que hoje não se encontram facilmente disponíveis por demandarem um grande esforço de pessoal para realizar tais medições manualmente.

Starting date: 01/01/2021
Deadline (months): 30

Participants:

Rolesort descending Name
Coordinator * RAQUEL FRIZERA VASSALLO
Student Master * AUGUSTO ABLING
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