Estudo, Projeto e Implementação de conversores eletrônicos de potência para aplicação em veículos elétricos.

Resumo: A presente proposta consiste no desenvolvimento, projeto e implementação de conversores eletrônicos de potência para serem aplicados em veículos elétricos. Estes conversores podem ser utilizados para: o processamento de energia proveniente de fontes alternativas de energia (solar, eólica, células a combustível); para o acionamento do motor que traciona o veículo (que pode ser terrestre, aéreo, ou marítimo); para gerenciar o carregamento do sistema de acumulação de energia; ou para para carregar o sistema acumulador do veículo da rede convencional de energia ou suprir a energia excedente do veículo para a mesma, caso o veículo esteja sendo utilizado como uma fonte geradora distribuída.
Desta maneira, o projeto visa o desenvolvimento de tecnologias, através da Eletrônica de Potência, para tratamento da energia elétrica existente em veículos com tração elétrica, observando os problemas teórico-práticos: do processamento de energia por fontes renováveis, do carregamento de baterias e/ou supercapacitores, do acionamento de motores elétricos para tração. Pretende-se desenvolver conversores, baseado na técnica de modulação PWM ou outras, operando em tempo real, que eficientizem toda a energia necessária ou gerada pelo veículo.
Pretende-se, numa primeira etapa, apoiar o projeto SOLARES, já existente na UFES e posteriormente o setor industrial ligado à concepção e desenvolvimento de tecnologias inerentes ao contexto.
Dentro dessa linha de atuação, o estudo dos seguintes itens é de fundamental importância para o sucesso do projeto: Avaliar os métodos de MPPT para sistemas fotovoltaicos e eólicos; Avaliar os métodos de gerenciamento de carga de sistemas de baterias e/ou supercapacitores; Estudar o comportamento dinâmico dos veículos elétricos; Estudar os tipos de motores e os conversores eletrônicos de potência mais adequados para a aplicação; Estudar topologias de conversores mais apropriadas para o carregamento do sistema de acumulação via rede de energia convencional.

Data de início: 22/05/2017
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador VINICIUS SECCHIN DE MELO
Colaborador TATIANA SAVIATO MACEDO
Coordenador WALBERMARK MARQUES DOS SANTOS
Pesquisador OURESTE ELIAS BATISTA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910