Projetos de Aprendizagem Mediados por Ambientes Virtuais no Ensino de EngenhariaElŒtrica

Nome: EDSON PEREIRA CARDOSO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/09/2007
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CREDINE SILVA DE MENEZES Orientador
MARCELO EDUARDO VIEIRA SEGATTO Co-orientador

Resumo: As experiências relacionadas à metodologia de projetos de aprendizagem têm sua
origem nas formulações de John Dewey no início do século XX. A concepção de
projeto de aprendizagem defendida nesta pesquisa alia às formulações de Dewey as
propostas da professora Lea Fagundes. Esta metodologia tem o aluno como responsável
pela sua aprendizagem e reflete os conceitos construtivistas de Piaget. A integração e a
construção de conhecimento via projetos é facilitada com o uso dos ambientes virtuais
para apoio à aprendizagem que são softwares que permitem interações síncronas ou
assíncronas além de possibilitar o registro de todo o caminho percorrido pelo estudante
e de todas as atividades de uma disciplina. A partir de dados coletados, no período de
2003 a 2007, em atividades escolares de disciplinas do terceiro período letivo do curso
de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo pretende-se analisar
(a) em que medida os ambientes virtuais de aprendizagem e a apropriação das
tecnologias de informação e comunicação acrescentam na formação do estudante de
engenharia, em relação às práticas pedagógicas presenciais e (b) em que medida os
projetos de aprendizagem contribuem para o enfrentamento dos problemas que temos,
hoje, no ensino de engenharia elétrica

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910